segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Madona Negra do Brasil

Mês de Outubro.
Mês das crianças, dos educadores, de Nossa Senhora Aparecida - Mãe Oxum.

Mãe Educadora,  Aparecida é a Mãe Negra dos brasileiros.
Anjo Negro que ressurge das águas num país do povo mesclado e construído pela mãos e um povo negro.
Povo brasileiro que é esta mistura de cores, crenças, culturas.

Aparecida faz parte da nossa história e é preciso compreender sua mensagem.

Lucy Penna, mestra e doutora em psicologia, autora do livro Aparecida do Brasil, a Madona Negra da Abundância/2009, realizou pesquisas para explicar os significados do mito que encanta o povo, e apresenta sua compreensão como psicoterapeuta junguiana do fenômeno Aparecida.


O momento histórico do Brasil: período já em decadência do sistema das Capitanias Hereditárias, quando o rei entregava uma capitania a algum membro da corte de sua confiança que, a partir de então, se transformava em capitão donatário para fundar vilas, doar lotes de terra, exercer funções judiciárias e militares, cobrar impostos e aplicar a escravização.  Abandonados pelos órgãos públicos, os pescadores angustiaram com a encomenda para pescar o banquete em homenagem ao conde de Assumar, o novo governador da província de São Paulo e Minas Gerais, que passaria pela Vila de Guaratinguetá, com uma comitiva de cerca de 500 pessoas. 

O mistério: passando a noite pescando três homens simples nada encontraram. Na insistência um deles encontrou na rede, primeiro o pedaço do corpo e, depois, a cabeça de uma imagem. É o primeiro mistério: nas águas correntes surgem as peças seguidas uma da outra e se encaixam.  O segundo mistério é que após este fato a pesca foi abundante. Existe aí um milagre.

Nasce o mito: A imagem, identificada como uma santa católica, não sendo primeiramente identificada foi chamada de Aparecida. Foi aceito imediatamente o milagre que salvou os pescadores naquele momento de dificuldade. E, a partir da divulgação do evento, dos atos de fé da comunidade local, a crença se estabeleceu.

Miscigenação: Neste momento que a mistura de raças e de culturas se estabelecia surge uma santa negra, em plena escravidão. E quem a cultuava eram os negros, os mamelucos, os indígenas e os mulatos, fora da igreja. Assim mesmo a crença se espalhou e Aparecida se tornou padroeira daquele lugar, a padroeira do Brasil. Nos dias atuais ela é cultuada em várias regiões e por várias religiões.


Simbolismo: A autora coloca sobre o seu ponto de vista o simbolismo em vários níveis.

1. "A nação é como o corpo de um ser e o governo deveria ser a cabeça, capaz de organizar. No Brasil, no momento, eu vejo uma separação impressionante";

2.  Da crise social emerge a identidade dos povos. A força representa a capacidade do povo de se reorganizar e lutar pela própria identidade. Havia uma crise de identidade ameaçando a constituição do povo. No decorrer do tempo e momento social a identidade foi pela cor, a mãe negra que protegia quem buscava o ouro, que movia a economia da época. Nessa fase ela é o ouro negro, que virou ouro preto,  Vai sendo dado conotações diferentes para a mesma imagem em cada período;

3. Sobre a questão da imagem ter surgido quebrada, sem cabeça, a autora, que trabalha em psicologia com o corpo, dentro da noção junguiana, discorre sobre o que é integridade do corpo e cabeça e sobre a profunda da busca da integridade, do caráter íntegro. Analisando a divisão entre cabeça e corpo, dentro do caráter político, 
a autora aponta a cabeça enquanto governo e o corpo enquanto nação. "A nação é como o corpo de um ser e o governo deveria ser a cabeça, capaz de organizar. Mas no Brasil, no momento, eu vejo uma separação impressionante. A abundância só vai acontecer quando o corpo e a cabeça estiverem unidos";
4. Estudando vários autores sobre a formação da cultura brasileira Lucy coloca ainda que as partes de Aparecida representa a divisão entre uma herança materialmente trazida pelos europeus, enquanto civilização racional, científica, baseada na ordem e no progresso, e as heranças indígena e africana funcionando em outra lógica. Estes povos acreditam que tudo no universo tem uma força cósmica – as águas, os ventos, o sol, as pedras, as plantas, os animais, – e procuram viver em harmonia com todos estes elementos. A busca pelo progresso com a ordem estabelecida sacrifica totalmente o outro lado, o lado que reverencia e respeita a natureza, curte essa natureza exuberante, mantém e festeja, a seu modo, esta riqueza.
 5. O sagrado feminino está ligado às águas e ao seu poderio. "Aparecida emerge do rio para nos mostrar que a água não é silenciosa e, como a nossa psicologia está voltada para esse feminino das águas, ela representa a maternidade das águas. As águas vivas nos têm e vão nos parindo o tempo inteiro. Uma das fontes para essa minha compreensão da parição das águas (parição, não aparição!) é o mito disseminado na Amazônia inteira de que o povo das águas, como são chamados os indígenas, veio de uma transformação de seres que habitavam dentro dos rios." As iaras, mães d'agua, sereias, Oxum, Iemanjá, são o princípio do feminino no planeta, encontrado no fluxo das águas: nascentes, lagos, rios, fluem, acumulam, nutrem e abastecem o oceano, onde, conforme a teoria científica, tudo começou.
Enfim, a Madona Negra Brasileira  tem  função sociológica, mais ligada à cor de Aparecida, para nossa aceitação como povo miscigenado,  com a nossa morenice. Aponta para o perigo da dissociação coletiva por conta da discriminação. Somos de várias tonalidades, e, portanto, corresponsáveis pela evolução de todos na sociedade.
A função sociológica está ligada a função pedagógica de estruturação do sistema social. Enquanto cabeça separada do corpo, não se tem igualdade de oportunidades e fartura na vida. "Cabeça significando capacidade de organização, previsão de recursos, planejamento, direção de vida. O corpo significando a força de trabalho, a alegria de viver e o gosto de saber que eu estou fazendo porque gosto de estar com as pessoas na fartura, na abundância. Alegria! Principalmente alegria de viver, e a sexualidade está dentro disso."
E a função espiritual de Aparecida  ''significa um alcance metafísico no seguinte sentido: a relação do feminino é a relação da escuta do mistério, da escuta mais atenta de poderes transcendentes que atuam nesse planeta, atuam no Sistema Solar e em outras esferas maiores que nós, seres humanos; comunicam com ondas magnéticas, e outras ondas que ainda não descobrimos, informações importantíssimas para que saibamos quem somos, de onde viemos e para onde vamos.''
Fonte de leitura:

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